Um Sanduíche Especial para um Casal Feliz e um Novo Clássico do McDonald’s
McDonald's
O Pedido
O McDonald’s traz um toque de romance ao nosso Ad of the Month com “O Pedido”, destaque de sua última campanha no Brasil. A campanha, “Por isso que eu chamo Méqui de Méqui”, foi criada pela agência GALERIA e utiliza o apelido familiar da marca como ponto de partida para histórias reais de clientes que têm uma relação especialmente significativa com o restaurante.
Neste filme, seguimos Paulo e Camila, um casal apaixonado pelo Méqui, que coloca a marca no centro de sua própria história de amor de uma maneira surpreendente. Vemos os dois visitando um McDonald’s com a filha de Camila, que pede uma segunda caixinha de sanduíche e sussurra um segredo ao atendente. Quando entrega a caixinha para sua mãe, Camila fica surpresa e emocionada ao encontrar um anel de noivado! Ela aceita alegremente o pedido de Paulo, e vemos uma montagem de fotos do casamento – onde as alianças foram, claro, entregues em uma caixinha de sanduíche do Méqui.
Dizer que o filme é um sucesso entre os espectadores é um grande eufemismo. “O Pedido” alcança uma rara pontuação Excepcional tripla – atingindo a classificação mais alta nos três principais critérios do Test Your Ad da System1. Para o crescimento de marca no longo prazo, ele alcança 5.2 estrelas, bem acima da média de 2.7 para propagandas no Brasil. Para o impulso de vendas no curto prazo, também recebe uma classificação Excepcional, colocando-o entre os 15% melhores filmes no país. E para Fluência – a velocidade e a precisão no reconhecimento da marca – “O Pedido” recebe uma terceira pontuação Excepcional, com 96% dos espectadores identificando corretamente o McDonald’s.
Em outras palavras, o McDonald’s e a GALERIA criaram uma propaganda realmente eficaz, uma das melhoresque vimos no Brasil em 2024. Mas o que a torna tão especial?
A principal resposta é a narrativa. Um pedido de casamento bem-sucedido tem todos os ingredientes de uma ótima história: surpresa, tensão e um final feliz, criando um arco narrativo perfeito para o público acompanhar. A narrativa é uma das maneiras mais confiáveis e eficazes de criar propagandas que engajam emocionalmente, como sabemos pelo trabalho de Orlando Wood em Lemon e Look out.
A propaganda também constrói eficácia emocional por meio de gestos, expressões faciais e diálogos – como as expressões de surpresa e alegria no rosto de Camila ao receber o anel. Esses elementos compõem o que Orlando Wood chama de “between-ness”, uma sensação de conexão humana e de relacionamentos, que atrai a atenção do hemisfério direito do cérebro.
A vantagem final da propaganda é sua autenticidade – ser baseada em uma história real. Embora o público possa achar um pedido de casamento no McDonald’s um pouco inusitado, o fato de Paulo e Camila serem pessoas reais torna a narrativa emocional mais convincente.
Em seus 45 anos de operação no Brasil, o “Méqui” se tornou parte da vida de muitos brasileiros. Com essa campanha, celebrando essa conexão, a marca criou um dos seus melhores comerciais no país, com a felicidade de Paulo e Camila sendo compartilhada pela grande maioria dos espectadores. Parabéns ao casal feliz – e à marca altamente eficaz!
“Com a campanha ‘É por isso que eu chamo Méqui de Méqui’, quisemos reforçar a conexão genuína que o brasileiro tem com a marca. ‘Méqui’ não é só um apelido, é uma expressão de carinho, de histórias vividas e de momentos que fazem parte da rotina. Transformamos essas histórias em uma narrativa atemporal, que traz emoção e mostra o papel do Méqui como um ponto de encontro e proximidade na vida das pessoas.”
Rodrigo Marangoni Diretor Executivo de Criação e Sócio da Galeria.AG
“A nova campanha de marca do Mequi emerge de uma verdade que os dados constantemente revelam ao monitorarmos a marca: todos carregamos histórias que nos fazem amar o Mequi. Esse insight foi confirmado pelos resultados excepcionais na avaliação da System1, que superaram amplamente os benchmarks do mercado brasileiro. Escutar e amplificar a voz dos nossos consumidores fortalece a marca e impulsiona resultados de negócio ainda mais sólidos.”
Guido Sarti Head de Dados e Sócio da Galeria.AG
"A campanha ‘É por isso que eu chamo o Méqui de Méqui’, traz à tona quatro histórias de consumidores reais, explicando o motivo por trás desse apelido. Chamar o McDonald’s de Méqui é o jeito brasileiro de expressar o amor pela marca, mostrando a proximidade como aqueles amigos que se tratam por apelidos. E nós valorizamos profundamente essa conexão."
Sergio Eleuterio CMO McDonald's Brasil