Recepção De Conto De Fadas Para a Propaganda Olímpica Da Vivo
Vivo
Rayssa Leal: imagina a cena
Esta semana, o Ad of the Week vem do Brasil e é mais uma propaganda lançada na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A marca de telecomunicações Vivo fez uma parceria com a estrela do skate Rayssa Leal em um filme que mostra momentos de sua história de vida, misturando sua própria narração com visuais gerados por IA.
A propaganda, da agência VML, convida você a “imaginar a cena”, com animações rápidas das imagens geradas por IA, dando ao filme uma aparência única e onírica enquanto Rayssa Leal nos conta sobre seus sonhos, sua ascensão e sua esperança de glória em Paris. Os visuais de “conto de fadas” se encaixam perfeitamente com o próprio apelido pelo qual ficou conhecida, a “Fadinha” – que ela ganhou aos 7 anos, quando um vídeo com suas habilidades extraordinárias no skate viralizou. E a narração da propaganda também fala sobre isso – “Contos de fadas não são para fazer meninas pequenas dormirem”, ela diz no final, “Eles são para fazer elas sonharem”.
Em nosso relatório recém-lançado sobre a eficácia das propagandas olímpicas, Potencializando as Marcas nas Olimpíadas, destacamos que a celebridade usada dentro do seu contexto – no caso atuando no skate -, potencializa o poder de engajamento da propaganda. Pessoas ao redor do mundo assistem aos Jogos Olímpicos para ver os maiores atletas na competição. Portanto, elas estão prontas para apreciar a história de um desses atletas, cheia de determinação e seguindo seus sonhos. Essa é uma das táticas que as marcas usam repetidamente.
Claro, é importante escolher o atleta certo. E Rayssa Leal é uma ótima escolha – ela é jovem, seu esporte é altamente visual, mas também relacionável para milhões de espectadores, e tendo ganhado a prata em Tóquio 2020, ela é uma excelente perspectiva para uma medalha brasileira esse ano. Tanto a Vivo quanto a Rayssa estão ansiosos para enfatizar o empoderamento feminino em sua história – sua narração começa com ela aos 7 anos, procurando se destacar em um esporte cercado por meninos. A marca, por sua vez, diz que quer que a campanha inicie uma parceria que possa apoiar a igualdade de gênero no Brasil.
Entre a nossa amostra de entrevistados, o filme atingiu a avaliação emocional certa, pontuando alto em “Orgulho”, “Feliz pelos outros” e “Inspirado” – exatamente o tipo de resposta que se deseja de uma propaganda esportiva. O filme da Vivo obteve 4,2 estrelas em nossa plataforma Test Your Ad, prevendo um forte potencial de crescimento no longo prazo e bem acima da média nacional de 2,7 estrelas. Também obteve uma boa pontuação em Brand Fluency. Esta pode ser uma métrica complicada para propapandas focadas em uma estrela esportiva, já que a maioria dos atletas tem vários acordos de patrocínio e pode aparecer em diferentes filmes para diferentes marcas. Mas isso não foi um problema para a Vivo.
O filme termina com um lembrete de que a Vivo é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de 2024. Como todo profissional de marketing sabe, o patrocínio em nível olímpico está entre os maiores investimentos possíveis para o marketing de marcas. É vital que as propagandas das marcas justifiquem esse nível de gasto. Com este filme de visual distinto com a Rayssa Leal, a Vivo passou nesse teste.
“Esse resultado mostra o quanto emocionar é um caminho certeiro para atingir os mais diversos públicos. É tocar no sentimento, no lado humano de todos nós, fazendo com que a empatia pela marca cresça instantaneamente."
Sleyman Khodor Chief Creative Officer, VML Brasil