Vamos falar de um daqueles raros momentos em que o manual do marketing é elegantemente jogado pela janela e a ousadia dá resultado.
Tradicionalmente, dizem para a gente “transformar o produto no herói”. Um clássico. Mas o novo comercial da MullenLowe London para a marca de sabão em pó OMO, da Unilever, no Brasil, vira essa ideia de cabeça para baixo. OMO, o sabão em pó queridinho do Brasil, no papel… de vilão.
Sim, vilão. No filme de três minutos lançado no Brasil, quem causa o conflito não é um concorrente, nem um tropeço da protagonista, mas sim o próprio OMO que, em sua eficiência impecável, RE-MO-VE o autógrafo do craque Vini Jr. da camisa de uma jovem fã. Um “acidente” da vida cotidiana que se transforma em drama épico familiae. Porque, afinal, algumas manchas carregam mais valor emocional do que sujeira real.
O comercial é estrelado por um pai, uma filha e o craque do Real Madrid, Vini Jr., que assina a camisa do time da jovem garota. Mas acontece um desastre: a camisa preciosa é lavada acidentalmente e com OMO, cuja eficácia em remover manchas também apaga a assinatura de Vini Jr.
Acompanhamos a saga: o pai atravessando o Rio de Janeiro de ônibus, de barco, de coração na mão na esperança de conseguir um novo autógrafo. E, como toda boa jornada emocional, temos redenção: o reencontro com Vini Jr., uma nova assinatura e, desta vez, uma selfie para reforçar a memória. O slogan resume a mensagem da campanha: algumas manchas carregam memórias demais para serem apagadas com OMO, mas ele está lá para lidar com todas as outras.
O filme de três minutos de OMO não é apenas uma história comovente. Ele também marca o lançamento da campanha “Caça ao Tesouro”, que convida os espectadores a seguir pistas até locais onde encontrar camisetas autografadas pelo próprio Vini Jr. Ou seja, há um forte elo com as redes sociais, além de eventos no mundo real que reforçam a campanha. Uma narrativa transmídia que, veja só, também vende sabão em pó. A duração do comercial permite que os criadores insiram pistas relacionadas a esses elementos, mas também dá espaço para trabalhar as emoções, explorando os altos e baixos da história com mais profundidade.
É possível ver a eficácia do resultado por meio da métrica “Trace” da plataforma Test Your Ad, que acompanha as mudanças emocionais segundo a segundo ao longo do anúncio. Há um aumento de tristeza durante 30 segundos, quando a garota se desespera pela perda da camisa autografada, o que estabelece o tom para uma crescente felicidade no restante do filme conforme o pai se esforça para recuperar o autógrafo. Essa montanha russa emocional cria a intensidade e o impulso que mantêm o público engajado durante um comercial mais longo que o habitual.
Além de apresentar uma narrativa envolvente, o filme é um excelente exemplo de como a conexão humana aumenta a eficácia publicitária. OMO poderia ter contado essa história apenas seguindo a jornada do pai para conseguir um novo autógrafo de Vini Jr. Mas, ao incluir a filha do início ao fim, o foco recai sobre a dupla e sua relação, não apenas sobre a trama em si. Isso torna o comercial mais eficaz, já que o “o epaço entre”, ou seja, a conexão humana, a intereração por meio de gestos, olhares e diálogos, é um elemento fundamental para criar impacto duradouro em uma campanha publicitária.
O comercial alcançou uma pontuação altíssima de 4,8 estrelas na plataforma Test Your Ad. 2 estrelas acima da média de 2,7 Brasil. Apesar da duração incomum, que muitas vezes pode reduzir o sentimento positivo e a intensidade emocional, o anúncio também recebeu uma classificação “Excepcional” de Spike Rating, a métrica da System1 de curto prazo. Isso significa que ele tem forte potencial para gerar grandes aumentos de vendas e causar um impacto duradouro na marca e no negócio.
Por fim, considerando que o poder de limpeza da OMO é o que causa o problema na história, houve alguma preocupação em tornar a marca a “vilã involuntária” do comercial? A resposta é um definitivo não. Mesmo com o produto aparecendo de forma mais destacada apenas no início, 99% dos espectadores conseguiram identificar OMO como a marca anunciada, o que representa uma pontuação de Fluência Excepcional. Além disso, termos como “limpeza” e “limpeza profunda” estiveram entre as principais associações do público.
A posição da OMO como causadora do problema poderia representar um risco criativo, mas a história tocante e a mensagem clara garantiram que esse risco valesse a pena.
No fim das contas, essa campanha nos lembra que ousar faz bem. Especialmente quando se tem uma boa história, dados na mão e coragem para quebrar as regras com estilo. Porque, convenhamos, fazer o produto brilhar é fácil. Difícil mesmo é fazer ele brilhar sendo o vilão, e ainda sair como herói nas vendas.
“Para lançar o novo e aprimorado OMO Lavagem Perfeita no Brasil, colaboramos com o ícone do futebol Vini Jr. para contar a história de uma menina cuja camisa autografada favorita é lavada por engano pelo pai, apagando a assinatura do seu ídolo. Esse momento de ‘limpeza’ se torna o ponto de partida para uma jornada emocionante em busca de reencontrar o jogador. É uma reviravolta poderosa: a marca, que normalmente é a heroína, cria – sem querer – o conflito que dá origem ao arco emocional da história. Essa é uma narrativa sobre tentar, perder e ter força para recomeçar com vontade de vencer. É sobre não parar diante da bagunça, mas aceitá-la como parte do caminho. Essa é a essência de Dirt Is Good – ou, como dizemos no Brasil, Se Sujar Faz Bem.”
Tati Lindenberg
Dirt Is Good Chief Brand Officer and Marketing Senior Vice-President Unilever
"Como produto core da marca, o relançamento de OMO Lavagem Perfeita foi um marco para nós. Queríamos ir além da performance superior do nosso produto e criar uma campanha inovadora, que conectasse genuinamente com o público, dentro e fora das telas. Conseguimos isso ao trazer uma história emocionante do cotidiano, como no filme, em que um pai, sem perceber, lava a camisa autografada pelo Vini Jr. da filha, mostrando que existem manchas que não queremos tirar, mas que para as outras, o NOVO OMO Lavagem Perfeita removeria. A partir dessa narrativa, desenvolvemos também uma ação interativa em forma de ‘caça ao tesouro’, com a chance de encontrar camisas autografadas pelo próprio Vini Jr. Essa iniciativa traduz nosso posicionamento "Bota sua roupa pra Jogo porque se sujar faz bem" e nossa estratégia de marca: promover campanhas culturalmente relevantes, que convidem o público a participar ativamente da nossa comunicação e se enxergar nas histórias que contamos.”
Vinicius Menezes
Gerente de Marketing na Unilever
Create 5-star ads
The more people feel, the more they buy
The most effective ads boost sales and drive long-term growth. They do it by making people feel more - building positive associations with a recognisable brand. We predict sales and growth impacts by measuring emotion, letting you make ads that entertain for commercial gain.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Accept