No dia 3 de julho, o mundo passou por um marco particular. Agora estamos mais próximos de 2050 do que do ano 2000, a caminho da metade do século XXI. 2050 também é uma data-alvo para muitas marcas que assumiram compromissos de sustentabilidade e responsabilidade ecológica. A Natura Cosméticos não é estranha a isso — foi a primeira empresa de capital aberto a conquistar a Certificação B Corp e sempre fez de suas credenciais “verdes” uma virtude. A Natura já havia estabelecido uma série de metas para 2030 e cumpriu algumas delas antes do prazo, como a promessa de utilizar 95% de insumos químicos biodegradáveis em seus produtos.
Agora a Natura tem os olhos voltados para 2050, com a meta declarada de se tornar uma empresa “100% regenerativa”. Os detalhes sobre o que isso significa aparecem em uma série de planos e apresentações, mas o espírito por trás dessas metas pode ser encontrado em um anúncio de um minuto, lindamente filmado, que combina fotografia espetacular da natureza com uma narração que descreve o compromisso contínuo da marca com a sustentabilidade.
Em outras partes do mundo, estamos vendo uma reação contrária à ideia de “propósito de marca”, tanto por parte de comentaristas quanto, em alguns casos, de consumidores. A raiz disso não é a ideia de sustentabilidade ou de marcas fazendo o bem para o mundo. O problema é que, quando toda marca tenta mostrar seu lado “com propósito”, a credibilidade e o entusiasmo em torno dessas afirmações podem cair rapidamente.
É aqui que vemos uma diferença real entre marcas que apenas falam e aquelas como a Natura, que sempre colocaram em prática seus princípios. Desde o nome, a Natura sempre foi sincera em seu compromisso com o mundo natural, especialmente a Amazônia, onde mantém diversas comunidades agrícolas sustentáveis. Por isso, está agora em posição de falar de propósito com credibilidade, sem sofrer reação negativa.
Claro que a Natura também é favorecida pelo fato de que seu anúncio “Regeneração” é inspirador e envolvente. Enquanto nosso público do Test Your Ad no Brasil valorizou a mensagem do anúncio, eles responderam de forma ainda mais positiva à sua beleza, à celebração da natureza e às sensações de paz transmitidas. As imagens de cachoeiras, flores, chuva e vida selvagem tornaram o filme uma experiência alegre. O resultado foi que 66% dos espectadores relataram sentir felicidade ao assistir ao comercial, que conquistou ainda uma poderosa avaliação de 3,9 estrelas no Test Your Ad. Embora a Natura esteja criando um anúncio de marca voltado para apelo de longo prazo, ela também pode comemorar um forte Spike Rating, que prevê aumentos de vendas no curto prazo.
A prova dos compromissos da Natura estará nas ações que tomará entre agora e 2050 — um anúncio, sozinho, não será suficiente para cumpri-los. Mas ele pode lembrar o público dos princípios que a marca defende e encantá-lo com imagens e emoções belas. “Regeneração” cumpre esse objetivo com estilo.
“Nosso principal objetivo com esse filme foi provocar a reflexão de que o futuro depende de todos nós, de olharmos para a gente, para as nossas relações entre as pessoas e com o planeta. Temos a convicção é de que o precisamos de uma construção no presente e que sustentar as coisas como estão já não basta. E ela se baseia na nossa visão 2050, que propõe a regeneração como lógica de crescimento do negócio e dos impactos sócio ambientais.”
Isabela Massola
Diretora Global da marca Natura
Create 5-star ads
The more people feel, the more they buy
The most effective ads boost sales and drive long-term growth. They do it by making people feel more - building positive associations with a recognisable brand. We predict sales and growth impacts by measuring emotion, letting you make ads that entertain for commercial gain.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Accept